Press Release

20-11-2019

Moura recebe pelo segundo ano consecutivo os campeões de Vela de Portugal.

Hugo Rocha, medalha de Bronze em Atlanta e Francisco Lufinha, recordista mundial de Kyte surf marcam presença.

 

 Os Campeões Nacionais de Vela das classes mais representativas da vela nacional marcarão presença nos próximos dias 23 e 24 de Novembro no 2º Torneio de SB20 do Alqueva – Regata dos Campeões, prova coorganizada pela SailCascais, a TradeWinds juntamente com a Camara Municipal de Moura e com o apoio do Turismo de Portugal e a ERT – Turismo do Alentejo. “A Regata dos Campeões é uma prova que junta em Moura alguns dos melhores velejadores do país, e faz parte da estratégia da Estação Náutica de Moura para a promoção e prática da vela no concelho de Moura.  Neste âmbito foi assinado na passada semana o protocolo relativo ao Centro de Formação Desportiva que será gerido pela Escola Secundária de Moura, um passo em frente na rota do náutico em Moura.” refere o Presidente da Camara de Moura Álvaro Azedo.

 Ao todo 14 tripulações que navegam em diversas classes de vela lutarão pelo título de Campeão dos Campeões. Confirmados estão os Campeões Nacionais das classes Optimist, Snipe, 420, ORC, ANC, Moth, o campeão da Europa de Masters da classe Finn, as duas primeiras equipas da Liga Vela e uma das finalistas da regata feminina WoW e membros do programa Olímpico das classes 470 e 49er. A este leque de atletas de topo junta-se o recordista mundial de Kyte Surf Francisco Lufinha e o velejador português mais consagrado da atualidade, Hugo Rocha, medalha de Bronze em Atlanta 1996 e campeão do mundo de SB20 em 2016. As tripulações competirão entre si, em barcos iguais da classe SB20 fornecidos pela organização, num sistema de qualificação até os 4 melhores chegarem a uma final em que a primeira equipa a vencer duas regatas se sagra vencedora. As regatas terão uma duração de cerca de 15 minutos cada. “A ideia é simples, atrair os melhores velejadores nacionais das diferentes classes a competirem numa plataforma igualitária” comentou Vasco Serpa da SailCascais, “Este formato tem o benefício de passar a mensagem de que o Alqueva é de fato um lugar privilegiado no interior do nosso país para a prática da vela e de outros desportos náuticos. Para além do plano de água e vento, oferece, devido ao contorno geográfico, um verdadeiro estádio em que facilmente se podem acompanhar as provas. Pretendemos que essa mensagem chegue a todos os agentes do nosso desporto, e que mais eventos se realizem aqui!”

 A maior parte das regiões do nosso país estarão representadas. Da Madeira Vasco e Mário Soares que dominaram a classe Optimist nos dois últimos anos e o campeão Nacional na classe de cruzeiros ORC, Vitor Nóbrega. Do Norte Diogo e Pedro Costa, Campeões do Mundo de 420 em 2016 e atualmente envolvidos no programa de alto rendimento da Federação Portuguesa de Vela na classe 470,  e Afonso Leite Vice Campeão da Liga Vela Portugal, todos da BBDouro/WeDoSailing. Do CIMAV em Vilamoura o Campeão Europeu de Masters da classe olímpica Finn, Filipe Silva e Luís Niza, do Clube Náutico de Tavira, Campeão Nacional da classe 420 e o campeoníssimo Hugo Rocha. Do Centro, a região mais representada, salientamos António Pereira, que fez uma época de vela extraordinária sagrando-se Campeão Nacional de Snipe. A este título soma-se o Vice-campeonato de 420 e o de Campeão na classe SB20. Também presentes os  irmãos Luís e António Santos do Clube de Vela do Sado, que venceram a primeira edição da Liga Vela e Tomas Barreto esperança Olímpica para os Jogos de Paris na classe 49er. Também da região centro Sara Carmo, a atleta olímpica na classe Laser em Londres e no Rio e finalista da regata feminina WoW disputada em Cascais no inicio do mês.

 Englobado neste evento, está programada para 6ª feira dia 22 uma ação de sensibilização junto de alunos das escolas secundárias  da Amareleja e Moura. “O objetivo desta regata para além de atrair e promover a nível nacional e internacional a prática da vela na Estação Náutica do Lago de Alqueva passa também por atrair ao lago não só a população local, como atrair os mais jovens à prática da vela. O batismo de vela será um primeiro e pequeno passo para que um dia um ou mais campeões a participar nesta prova sejam do município de Moura” acrescenta Nuno Fernandes da TradeWinds.

 “O lago Alqueva, no Alentejo, vai ser o epicentro da vela nacional na próxima semana. Na água vai ser uma verdadeira “batalha naval”. Isto são atletas que estão habituados a ganhar. E em terra Moura não nos pode receber de melhor maneira” referiu o homem da SailCascais. Tudo a postos no Alqueva para mais um grande fim de semana de Vela!

logosb20alqueva2019.jpg

Localização

TradeWinds

  • Morada
    Alameda dos Oceanos Nr.º 8 R/C B
    1990-618 Lisboa
    Portugal

  • Horário
    Seg. a Sex.: 09h:00 - 18h00
    Sáb. e Dom.: Encerrado

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.